491 palavras • 3 a 4 min. de leitura

As redes sociais de olho na Copa do Mundo 2010

Já estamos bem cientes da força da inteligência coletiva nas redes sociais da internet de forma que algumas manifestações sociais não apenas surgem de forma caótica e não intencional mas também começam a ser estimuladas, seja com um intuito de divertir ou de forma mais orquestrada e mesmo ideológica.

samadeu: Vamos testar a força das redes? Vamos derrubar a audiência da Globo nesta sexta? Vamos assistir o jogo do Brasil na Band? Quem topa?

É o que podemos ver no Twitter com o CALA A BOCA, GALVÃO, uma brincadeira dos telespectadores/internautas insatisfeitos (há tempos) com o narrador da Globo. Já com um aspecto de protesto, foi criado nesta mesma plataforma de microblog o CALA BOCA , TADEU SCHMIDT, para sinalizar a contrariedade da população à fala da emissora em relação ao Dunga, técnico da seleção brasileira, em entrevista coletiva após o segundo jogo do Brasil.

r_evengelista: Vai ser a Seleção Bras. a derrubar a Globo, pelo menos um pouquinho? Quem diria… Maior carrinho da carreira do Dunga, fácil #DiaSEMGlobo

Ambas mobilizações figuraram entre os principais assuntos mencionados no Twitter desde a estréia da  copa e avançam na forma de uma mobilização para boicote à audiência da Globo: é o “Dia sem Globo” marcado para a sexta-feira, 25/06, durante o último jogo do Brasil nas eliminatórias da copa.

Ainda em relação aos acontecimentos por volta desse segundo jogo da seleção brasileira, uma comunidade do Orkut foi criada para demonstrar a revolta do torcedor com a expulsão do jogador Kaká.

monicapazz: Já tem comu no orkut “Kaká expluso? Ele não fez nada!” com 74,003 members rsr #bra

Atualmente (22/06 23:02), a comunidade já possui 350,383 membros e com inúmeras entradas nos fóruns com opiniões contra e a favor da expusão, além, é claro, das corriqueiras brincadeiras de orkut e outros tantos assuntos.

Esses exemplos, pautados por casos ocorridos durante a copa, nos mostra como já nos habituamos com o uso das redes sociais não apenas como forma de expressão pessoal mas também de expressão social nos mais diferentes campos. Também nos aponta como estamos usando as funções pós massivas de tais redes para driblar os efeitos da mídia massiva e das grandes corporações como um todo no nosso cotidiano.

Ah! Diversas mídias sociais e sites de notícias também anunciam que já estamos classificados! Vamos ver o que mais acontecerá no ciberespaço incentivado pelo o que vem de lá da Africa da Sul 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.