No sábado, 08 de agosto, na Faculdade Área 1, foi realizado o primeiro Blender Day Salvador, reunindo em torno de 100 pessoas interessadas em conhecer e trocar conhecimentos sobre esta ferramenta de modelagem 3D. Para a inscrição foi necessário apenas a doação de um kilo de alimento doados ao Hospital Martagão Gesteira.
O evento conseguiu manter um bom público, até as últimas atividades em um dia de sábado e alcançou a sua meta de divulgação do software Blender para modelagem 3D. O organizador Cristiano Furtado, integrante da célula de software livre da faculdade e do time do Ekaaty, surpreendeu-se com a quantidade de pessoas interessadas no evento, principalmente no turno da manhã. O que se percebeu é que muitos acompanharam toda a programação do evento. A constituição desse público, em sua maioria, foi de estudantes de diversas faculdades da cidade, como João Fábio, 29 anos, estudante de ciência da computação e professor de física interessado em utilizar o Blender no ensino de leis da física, além de empresários como Márcio Chaves, 34 anos, professor universitário de Valença e proprietário de uma gráfica, que veio a Salvador exclusivamente para participar do evento e pessoas de outros perfis como Talita Evangelista, 18 anos, que apesar do interesse por animações 3D, não conhecia o Blender, gostando assim das apresentações realizadas durante o dia.

A programação apresentou as funcionalidades básicas do Blender em uma oficina bem concorrida, bem como a sua aplicabilidade no mercado, tanto na produção quanto na pós-produção de peças e vídeos comerciais.
A introdução ao software se iniciou com a palestra “Blender: sucesso em software livre e computação gráfica” de Wille Marcel, seguido por Arnaldo Barreto, responsável pela programação do evento, com a palestra “Blender Pro – conectado no Mundo Blender” e com uma oficina, que despertaram ainda mais a curiosidade do público a cerca da ferramenta.
A pós produção foi apresentada a partir dos exemplos do portifólio de Teisson Fróes, que participou do evento via vídeo conferência. Um dos pontos altos da palestra foi a apresentação de uma campanha da Associação Desportiva para Deficientes, sobre a qual o palestrante declarou ter sido um trabalho bastante recompensador devido às doações de cadeiras de rodas que a sucedeu. Teisson também deu dicas de como se tornar um profissional, destacando requisitos como conhecimentos de informática, programação, Linux, inglês, conhecimentos em fotografia como composição de cores, luz e enquadramento, além de alguma insistência. Para auxiliar projetos 3D em Blender, indicou sites de teoria em computação gráfica, compra e compartilhamento de modelos, tutoriais, etc. As áreas do cinema e dos games são campos a serem bem explorados pelo Blender, segundo o palestrante.
Os processos de produção de modelos 3D, como script, storyboard, levantamento de requisitos, modelagem, cinematic e renderização, foram apresentados por Leonardo Jones, que também mostrou exemplos retirados dos seus trabalhos desenvolvidos em Salvador.
No campo da pesquisa científica, em entrevista após sua palestra, Arnaldo Barreto falou sobre o seu tema de mestrado na UFPB. Arnaldo trabalha com desenvolvimento de um plugin para o Blender em Python para a geração paramétrica de cidades de grande porte como NY e Paris. O plugin poderá ser utilizado para simulações em games, filmes e projetos arquitetônicos. A pesquisa visa prover uma solução livre para o mercado da computação gráfica: “A intenção é corrigir alguns problemas que identifiquei numa versão proprietária, o
CityEngine? , que na Conferência Internacional de Computação Gráfica, desde 2001, vem tendo avanços mas é uma solução proprietária. Tem como fazer isso dentro do Blender, porque pode-se fazer modificações, é um programa voltado para modelagem e animações. A abrangência desse tipo de pesquisa é bem maior em um software como o Blender”.
Além da parte didática, o Blender Day Salvador 2009 apresentou também, ao longo do dia, o caráter lúdico da ferramenta iniciado com a mostra de vídeos, seguindo com a escolha do tema para a Maratona Criativa, a apresentação de trabalhos produzidos na maratona e a premiação dos concorrentes. Além da distribuição de brindes e apresentação do game, tudo made in Blender. Para Lucélia Nascimento, 26 anos, integrante da equipe de organização e do Ekaaty, parte da animação do evento ficou por conta da apresentação dos open movies e do jogo.
Outra oportunidade para participar de um evento sobre Blender, é conferir o Blender Pro, a ser realizado em 07 de outubro de 2009, no Rio de Janeiro, junto com o SBGames. O evento promovido pela comunidade desse software é o responsável pela realização do Blender Day, incentivando-o em várias cidades pelo Brasil, como uma prévia do que pode ocorrer no evento nacional.
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